domingo, 10 de fevereiro de 2008

tocando em frente


"Eu passei a minha infância procurando em vão joaninhas. Um dia cansei de procurá-las, adormeci na relva e quando acordei havia várias joaninhas em cima de mim."A citação é de um filme lindo chamado Sob o Sol de Toscana. Outra citação interessante é a do Pequeno Príncipe onde ele fala: Quando a gente anda sempre para frente, não pode mesmo ir longe...As duas frases falam de uma coisa muito estranha: Ás vezes a resolução do problema é a espera. Isso é de arrancar os cabelos daquelas pessoas que, como eu, não esperam nada acontecer. Eu sempre achei que: Quando tiver que resolver algo, resolva. Porque senão a vida resolve por você. E nem sempre do jeito que você gostaria...Dê uns tempos para cá porém, venho me deparando com essa história de joaninhas...É fato que muitas vezes a nossa vida nos foge do controle... E quando nada dá certo, a saída é esperar? Talvez essa espera não seja ficar parado no lugar esperando as joaninhas aparecerem, nem andar de ré e de quatro, para não ter que andar para frente. Mas sim, preparar o seu jardim para as joaninhas que vão chegar... Enquanto você cuida do seu jardim, muitos vão achar que você está parado. Pode parecer que você não está resolvendo nada, mas na verdade está... Está preparando o terreno para a sua mudança!Será que a grama não está muito alta? Ou há poucas flores para atrair as joaninhas? Será que algumas pragas tomaram conta do seu jardim? Ou as plantas estão fracas, precisando de adubo? Pode ser que as raízes secaram por falta dágua...ou o sol forte está acabando com as novas mudas...Com um jardim nesse estado, quem iria deitar na relva?Então mãos a obra! Pegue as ferramentas certas e comece arrancando os pensamentos nocivos. Regue as mudas de esperança e amor. Preserve o que restou de bondade. Adube o seu otimismo. Mude as plantas de lugar: fique apenas com aquelas que fazem bem para a sua vida. Aquelas que tem espinhos ou são venenosas devem ser eliminadas. As que dão muito trabalho para serem cuidadas, e nunca lhe deram uma alegria sequer, devem ser replantadas bem longe dalí. Pode a sua ansiedade. Sinta o perfume dos novos tempos. Encontre uma muda nova, que pode estar escondida em baixo de folhagens velhas, que não te trazem mais nenhuma beleza. Plante a sua nova muda em um lugar de destaque no jardim. Arranque as folhagens velhas. Valorize suas raízes. Faça enxertos: junte duas ou mais plantas que você goste e coloque no mesmo canteiro. Agrupe as flores, colha os frutos e plante sementes. Descubra aquela flor única, que surgiu em seu jardim sem ninguém ter plantado. Faça essa planta dar brotos. Corte a grama e depois de tudo isso, deite sobre ela, sentindo o cheiro de terra nova, de vida nova... Daí sim, depois de tudo isso. As joaninhas vão surgir!

Um comentário:

  1. Existe uma frase, de algum escritor que não me lembro, que diz assim: "O segredo não é caçar as borboletas e jogá-las no seu jardim. O segredo é cultivar um belo jardim para que naturalmente, as borboletas venham até ele."
    De alguma forma, eu concordo com isso. Nós temos a péssima mania de deixar o outro a cargo de tudo o que vivemos, de esperar que o outro ou que a Vida nos mostre os melhores caminhos, e até mesmo de querer atropelar a Vida e fazer tudo como queremos. De todos os jeitos, nenhum realmente foi a chave do sucesso de ninguém. Afinal, não existem regras para a Vida: ela é o esperar, o agir, o sonhar, o querer... é o TODO! E esse Todo acostumou a ser chamado de Deus. E isso é uma coisa que jamais vamos realmente compreender na condição que nos encontramos: porque Deus, o Todo ou essa ausência de condutas exatas para viver é o mistério. E nada seria tõ prazeroso se não fosse o mistério de tudo isso.
    Cuide do seu jardim não só para as borboletas irem até você, ms porque é prazeroso cuidar das suas flores, dos seus espinhos, suas árvores, sua grama... Não é só um belo atrativo, mas também é o seu encontro com Deus. Porque Ele também é você!
    E não se preocupe demais em mudar seus pontos de vista, ou em afirmá-los o tempo todo, muito menos em querer encontrar razão ou qualificação para suas atuações; A Vida (ou o Todo, ou Deus) SEMPRE vai arrumar um jeito de fazer você mudar de idéia!

    Ótimo texto... parabéns!
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir