sexta-feira, 8 de agosto de 2008

serie escolhas: somos livres


A semana se vai com rapidez assustadora. Propósitos, projetos, planos, ficam para trás, cada vez mais exilados da terra das coisas concretas.
E tudo acontece segundo o rumo marcado por nossas escolhas. Se você decide desperdiçar seu tempo, seu tempo será desperdiçado exatamente da forma como sua escolha soberanamente determinou.
Se você decide fazer algo produtivo, assim será feito. Tudo depende de suas escolhas: os riscos assumidos, as oportunidades perdidas, o rumo traçado e seguido.
Reconhecer esse fato é doloroso, pois já não temos ombros onde depositar a culpa de nossos fracassos, que não os próprios.
Ao mesmo tempo, ter essa consciência nos faz fortes, pois descobrimos que o rumo a seguir, a rota a ser navegada, é determinada por nós mesmos. Descobrimos que somos livres para caminhar em direção aos nossos objetivos, para corrigir o rumo, para trocar de mapa.
Descobrimos que somos livres.

Um comentário:

  1. Concordo. Difícil reconhecer isso, porque você fica incrivelmente só. Mas saboroso por ver que, cada instante de Vida consciente, ficamos mais livres.
    Tudo porque temos o livre-arbítrio e não sabemos controlá-lo.
    Mas, calma. Tempo é algo que temos de sobra. E precisamos evoluir sempre e, para isso, a dor é inevitável...

    E, a partir de hoje, cuidado com o que desejas! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir